terça-feira, 24 de novembro de 2015

O Buffet além do Sabor...

A escolha do buffet é um momento importante e especial, pois ele será gran finale para o dia mais especial de um casal. Além disso não é tarefa fácil, a escolhas das entradas, do prato principal, a mesa de doces, os detalhes em cada item, qual buffet tem o melhor sabor e o custo ideal.
Mas o buffet além de saboro e justo no preço, tem que ser SEGURO, isso mesmo SEGURO, mas não no sentido de dar "calotes", mas SEGURO na produção de alimentos.
Quem nunca escutou alguém contar que passou mal com a comida de um evento, casamento ou aniversário?
Ninguém deseja que algum convidado passe por essa experiência na sua festa de casamento, então vai aí algumas dicas para contratar o buffeto com qualidade e segurança alimentar.

# dica 1 - Agende uma degustação, se gostar do sabor, antes de ir embora peça para conhecer a área de produção, a cozinha do buffet, ela irá te revelar muitas coisas, pois se a cozinha estiver desorganizada, mal conservada, funcionários sem uniformes, provavelmente no dia do seu casamento também será desorganizado, sem contar que o risco de contaminação de alimentos em um ambiente assim é muito alto, não vale a pena ariscar.

# dica 2 - Pergunte se o buffet possui um responsável técnico, um nutricionista que supervisiona a produção dos alimentos. Este profissional é capaz de garantir a qualidade e a segurança dos alimentos.

# dica 3 - Gostou do buffet, OK. Mas antes de assinar o contrato solicite uma cópia do Alvará Sanitário, têm muitos bufês trabalhando sem alvará ou com o documento vencido.

# dica 4 - Peça para colocar no contrato uma claúsula  onde obriga o buffet a retirar amostras de todos os alimentos, que serão servidos, durante a festa e não antes dos alimentos saírem da área de produção. Esta retirada das amostras pode ser supervisionada pelo cerimonial, O buffet deverá armazenar estas amostras por 72 horas. Caso algum convidado passe mal, você poderá solicitar ao buffet uma análise microbiológica dessas amostras, caso seja constatado que algum alimento estivesse contaminado o buffet deverá arcar com todos os custos hospitalares e de medicamentos.

# dica 5 - No contrato também deverá conter o nome do responsável técnico do buffet, pois ele será responsável por garantir a segurança dos alimentos fornecidos pelo estabelecimento contratado.

# dica 6 - Procure na cidade, onde irá realizar a festa, se possui um sindicato de bufês, ele poderá indicar locais confiáveis e idôneos, em Belo Horizonte o Sindicatos dos Bufês, oferece um certificado de qualidade para os bufês que cumprem as normas de qualidade e segurança alimentar exigidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), 

Seguindo essas dicas sua festa será linda e com qualidade e segurança alimentar para você e seus convidados.

No site do SINDBUFÊ, você pode ver quais bufês possuem o certificado de qualidade e outras dicas para que sua festa seja perfeita em todos os detalhes.
Certificado de Qualidade http://www.sindbuffet.org.br

Abraços
Maely de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário